Por DAVI
Aconteceu no galpão da Cooperpac – Cooperativa de Trabalho e Coleta do Parque Cocaia o encontro de integração com catadoras e catadores associados a Coopermar – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Parelheiros, no qual os trabalhadores trocaram experiência de trabalho, observaram o modelo de trabalho no galpão e puderam conversar e confraternizar durante um almoço solidário servido com itens produzidos na horta da Cooperpac.


A programação consistiu na metodologia de educação popular onde o grupo foi dividido em pequenos subgrupos para conversar sobre sua situação social estimulados por perguntas norteadoras. Nela os participantes eram provocados a pensar seu local de nascimento e diferença para os dias atuais, as respontas permitiam refletir sobre origem a particularidades de cada indivíduo, assim como as semelhanças nas histórias e trajetórias.
O encontro também trouxe a apresentação do trabalho do pesquisador Fábio Cardoso que concluiu o mestrado sobre a reciclabilidade de materiais que chegam nos galpões das cooperativas de catadores. Houve uma dinâmica de integração dos Catadores com apresentação da pesquisa sobre a composição dos rejeitos das cooperativas. Na atividade houve descontração dos tipos de materiais com maior reciclabilidade e outros que não são recicláveis e deviam ser repensados. O trabalho enfatiza a necessidade de valorização do trabalho das catadoras e catadores e a responsabilidade das empresas.
Para finalizar, foi realizado a dinâmica de trabalho manual com a professora com flores e ornamentação utilizando pequenos vasos e esponja de jardinagem. O trabalho permitiu refletir sobre a delicadeza do trabalho e valorização a auto-estima dos participantes.

DAVI é presidente da Cooperare, metro do MNCR, da ANCAT e um amigo de longa data da Cooperpac.


Deixe um comentário